Por que a minha gengiva sangra?

     Quantas vezes você reparou um sangramento na gengiva enquanto escovava os dentes, por exemplo, ao se olhar no espelho? E a primeira pergunta que vem na cabeça é “Por que está sangrando? Não estou sentindo dor.” Logo após essa pergunta, as pessoas acostumam a associar o sangramento ao ato de escovar os dentes ou passar fio dental. É aí que mora o problema, a escovação é a solução!

Placa Bacteriana

A história relatada acima é muito comum, e a causa principal do sangramento da gengiva, na maioria das vezes, é a presença de placa bacteriana acumulada entre os dentes. O sangue, nada mais é que um aviso do nosso corpo de que algo está errado, a resposta esperada é a inflamação. O quadro inflamatório caracteriza a doença gengivite, que felizmente é reversível.

Periodontite

Em um quadro mais avançado a gengivite pode evoluir para a periodontite caso não seja tratada, os fatores específicos de cada um podem influenciar também. Nesse estágio, as bactérias já estão mais organizadas em uma massa calcificada, endurecida, chamada tártaro. Essa é uma situação complicada pois não é possível o remover o tártaro com a escovação. Também existe a Periodontite Agressiva, uma doença que aparece em pacientes mais jovens e é destruidora, tem a ver com fatores genéticos.

Trauma

Por fim, mas não menos importante, um trauma também pode ser causador de sangramento, quando feito com muita intensidade. A gengiva é um tecido resistente, que não se rompe com facilidade, então apenas em escovações ou ao aplicar o fio dental com muita força, a gengiva pode sangrar. A abrasão causada por pasta de dente e escova costuma afetar mais os dentes, esses sim sofrem com o ato.

Como tratar?

A gengivite pode ser tratada por você mesmo, em casa. Desde que tenha uma higiene oral adequada, englobando a escovação com os movimentos corretos, passar fio dental da maneira certa e associar o uso de alguns enxaguatórios específicos. Vale a pena ressaltar que esses hábitos devem ser frequentes, caso contrário, não terão efeito. Por outro lado, a periodontite deve ser acompanhada por um cirurgião-dentista e seu tratamento consiste em raspagens e uso de antibióticos. O trauma tem resolução espontânea, a gengiva costuma se regenerar em 7 dias.

Você sabia?

Existem alguns fatores que podem influenciar a progressão da doença ou facilitar seu aparecimento, são eles: diabetes, fumo, hipertensão, gravidez. O diabetes está ligado com a gengivite pois os pacientes tem a capacidade de se defender contra as bactérias diminuída, além de ter mais inflamação. Isso também ocorre em pacientes hipertensos. Pesquisas apontam que o fumo também tem ligação com a gengivite e periodontite, pelos componentes tóxicos do produto, o aumento de temperatura e inflamação.

Fique atento aos sinais que o seu corpo dá, procure seu dentista!

Acompanhe nosso Instagram, temos alguns vídeos relacionados a saúde bucal.

  1. Marcio Roberto

    Era isso que estava procurando! Quero deixar minha
    sugestão de melhoria para o crescimento do número de
    visitantes reais do seu site. Leia a matéria completa que o
    PortaL HeRo fez sobre Marketing Digital e fique sabendo
    Como Solucionar os desafios para alcançar seu público alvo
    e aumentar o número de seus possíveis novos clientes.
    Leitura dinâmica e Gratuita! Vale a pena conferir!

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *