QUAIS OS TIPOS DE PRÓTESE DENTÁRIA MAIS COMUNS?

A prótese dentária é uma alternativa de reabilitação, ou seja, uma tentativa de devolver os dentes perdidos e ajudar a recompor o seu sorriso! 

A perda dentária está associada a diversas causas. Na maioria das vezes está relacionada com a falta de cuidado com os dentes, que vão se prejudicando até serem extraídos ou perdidos. 

Também há o fator do envelhecimento, é natural nossos ossos ficarem mais fracos e nossos dentes perderem sua força durante o passar dos anos, por isso existe tanta demanda para próteses.

Mas lembre-se: o cuidado é fundamental! Não é porque você vai ficar velhinho que tem que ser banguela… mas se estiver banguela, também não há problema. A odontologia trouxe essa solução, trazer de volta o conforto de viver e sorrir através dos dentes.

Você com certeza conhece alguém que utiliza prótese ou já ouviu falar dela, mas sabemos que há diversos tipos e isso pode trazer confusão. Por isso, nesse artigo iremos explicar quais são os tipos de prótese mais indicados, como preservá-las e como ela pode te ajudar.

Prótese Total Convencional 

É a famosa “dentadura”. Indicada para pacientes que já não tem nenhum dente na boca. 

Não são fixas com implantes, mas possuem boa adaptação. 

Seu processo de confecção é mais simples e não necessita de cirurgia, geralmente, ela tem um custo mais acessível quando comparada às demais.

Alguns Dentistas indicam para pacientes que tiveram grandes perdas ósseas.

Prótese Dentária Overdenture

Também indicada para quem não tem mais dentes, porém, para ser utilizada é necessário ter pelo menos 2 implantes, pois estes servirão como um encaixe para a prótese;

É uma boa opção para quem não tem tanto osso mas quer desfrutar de mais conforto, pois ela está presa de alguma forma.

Prótese Dentária Protocolo

Esse tipo de prótese é diferente, ela geralmente é “parafusada” nos implantes.

Para fixá-la é necessário no mínimo 4 implantes, e no máximo 6 , além disso sua confecção é mais complexa e demorada, pois envolve a cirurgia e a osseointegração. 

No entanto, há pacientes que se adaptam muito bem e garantem que há maior estabilidade.

Prótese Removível 

Nesse caso, o cenário é outro. Aqui, pacientes que possuem alguns dentes podem utilizá-la, ela substitui alguns elementos. 

Os dentes próprios irão servir de apoio para a prótese, através de grampos que “abraçam” os dentes, ela fica presa.

É possível removê-la para higienizar, ou para realizar atividade física, por exemplo.

Coroa

Agora estamos falando de uma prótese dentária que substitui apenas um dente. 

Geralmente ela é cimentada com um material específico sobre a raiz.
Há a possibilidade de escolher o material como totalmente cerâmica ou ela pode ser composta de metal e cerâmica (na parte externa).

Prótese sobre implante

Como o nome já diz, essa é aquela prótese que irá ser fixada sob o pino de titânio (implante), pode ser tanto rosqueada como cimentada, depende do caso. 

Ela também é feita em cerâmica e possui ótimos resultados estéticos e com longevidade.

Portanto o Dentista ira fazer uma avaliação criteriosa e individual para saber qual a prótese dentária indicada para o seu caso.

Os dentistas também costumam ouvir assim como considerar os anseios e vontades dos pacientes!

Ficou alguma dúvida? Manda uma mensagem lá no nosso whatsapp.

Quais são os cuidados para garantir um bom funcionamento da prótese?

A grande vantagem das próteses dentárias é que elas são feitas de materiais resistentes que duram longos anos. È importante tomar os devidos cuidados para mantê-la na boca realizando sua função

Atenção redobrada com a higiene bucal 

As próteses dentárias devem ser higienizadas igualmente como é feito nos dentes. Acessórios específicos, como escovas tufo e interdentais são essenciais para complementar a limpeza.

Fique atento quanto seus hábitos

Nosso corpo funciona como um conjunto, portanto devemos cuidar da nossa saúde integralmente para ter certeza que tudo ocorrerá bem. Hábitos como tabagismo, excesso de gordura e açúcar na dieta e alcoolismo não são recomendados. Visite regularmente seu dentista

Esteja em contato com seu dentista, sempre! Ele será capaz de avaliar a condição da sua prótese, se é preciso algum ajuste ou se está na hora de trocar por uma nova.

Gostou do assunto? Esclarecemos suas dúvidas?

Estamos aqui para trazer informação pra você! 🙂

  1. Hospital Odontológico CETAO

    olá, Sra. roseli, tudo bem?

    todas as próteses precisam passar por uma manutenção e também é necessario fazer uma boa higienização das protéses em casa, podemos agendar uma consulta para sua irmã e ver como podemos ajuda-lá!

    Responder
  2. Rosângela Maria De Oliveira Gama Duarte

    É possível extrair Todos Os Dentes, já Comprometidos e Os Recuperáveis Para Colocar uma Prótese ?

    Responder
    • Lucas Henrique

      Olá Sra. Rosangela, tudo bem?
      Não é indicado tirar os dentes que estão bons, nesse caso precisamos avaliar como está sua saúde bucal e te passamos um planejamento correto.

      Responder
      • Mara Ferreira Magalhães

        Fiz implante protocolo total. Não fiquei satisfeita. Me incomoda muito, entra muita sujeira. Tenho o aparelho pra fazer a limpeza mais e muito irritante. Minha língua encosta nas lateral e atrapalha falar.

        Responder
        • Lucas Henrique

          Olá Sra. Mara, tudo bem?
          Vi em nosso sistema que a Sra. não é nossa paciente, mas podemos te ajudar a resolver o problema com seu protocolo!
          Me envie seu número de contato e vamos agendar uma consulta de avaliação

          Responder
        • Bruno

          Tambem meti agora no dia 20/11/2021
          Prótese fixa carga imediata superior .claro que ainda tem pouco tempo mas também estou com dificuldades em falar pode ser por ainda ser recente mas também estou com medo de ficar sempre assim

          Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lentes de Contato Dental - Hospital Odontológico CETAO - […] maneira geral, as lentes de contato são próteses com uma espessura bem fininha – assim como uma lente de…

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *