O que é DTM?
DTM é a sigla usada para designar “Desordem temporomandibular”, assim como o próprio nome já diz, é usado para o conjunto de alterações que envolvem a articulação da boca – chamada de ATM (articulação temporomandibular) – e os músculos que trabalham nos movimentos da mandíbula. Anatomicamente, a mandíbula é um osso único que está preso ao crâneo por essa articulação, e é sustentada por músculos muito potentes.
Sintomas
O paciente pode sentir dores na face, um sintoma muito comum, acompanhado de dores de cabeça. Alguns barulhos e estalos podem vir acompanhados, aparecem principalmente quando o paciente abre a boca, outros sintomas como enjoo, dificuldades de pegar no sono, podem também aparecer. Geralmente as pessoas buscam médicos neurologistas e otorrinos, por se tratar de uma dor de cabeça, e tem dificuldade de se tratar. Hoje em dia, os médicos estão encaminhando esses pacientes mais do que antigamente.
Causas da DTM
Atualmente se diz que é uma condição “multifatorial”, quando vários fatores diferentes contribuem para o caso. A genética também pode influenciar, os hábitos parafuncionais, como o costume de apertar os dentes acordado ou durante a noite, o hábito de roer unhas, mascar chicletes ou até morder objetos com frequência. O trauma na região da cabeça e do pescoço também podem ocasionar a DTM. Embora até mesmo o estado emocional do paciente tem influência na DTM.
Tratamento
O tratamento vai variar de paciente para paciente, e embora não haja uma cura definitiva, o dentista pode atuar minimizando os efeitos da DTM, como:
– Alívio da dor causada através de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, analgésicos em geral, ou até mesmo laserterapia.
– Confeccionar uma placa de bruxismo, caso o paciente tenha essa disfunção. Muitas vezes o bruxismo e a DTM estão associadas,visto que uma placa já reflete em melhora na DTM.
– Combater o estresse com técnicas de relaxamento, neste caso o tratamento é conjunto com outros profissionais.
– Em casos mais extremos, com dor forte e inchaço, o dentista pode prescrever analgésicos não-esteroidais, que são mais potentes para que possa eliminar as dores.
– Existe uma técnica interessante, chamada “Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS)”, ela utiliza correntes elétricas de baixa tensão para relaxar os músculos faciais e articulações, além de aliviar da dor.
– O uso do Botox tem se mostrado muito eficiente no controle da DTM e do bruxismo, ao penetrar nos músculos, ele impede sua contração, evitando o movimento de ranger dos dentes.
Fique atento aos sintomas, e caso necessário, procure um dentista que cuide dessa área!